A previdência privada é a opção ideal para complementar sua renda e manter o padrão de vida no futuro.
Contratando um plano de previdência, você adquire soluções de investimento e planeja o seu futuro.
Quais as vantagens de ter um plano de previdência privada?
1. Complementar o INSS
A previdência privada é importante porque pode complementar a aposentadoria da previdência social. Assim, você mantém seu padrão de vida e se protege de imprevistos.
2. Flexibilidade
Você pode contribuir da maneira que achar melhor: com aporte único, contribuições mensais ou esporádicas. Além disso, é possível escolher o fundo que melhor se adapta ao seu perfil.
3. Diferimento Fiscal dedução de suas contribuições da base de cálculo de Imposto de Renda até o limite de 12% da sua renda bruta anual, reduzindo o imposto a ser pago ou aumentando o valor da sua restituição do Imposto de Renda (IR). Dessa forma, o pagamento do imposto é adiado para a data em que você realizar resgates ou receber o benefício de aposentadoria.
O PGBL é a opção ideal caso você tenha renda tributável e faça sua declaração de Imposto de Renda pelo formulário completo, pois permite a dedução de suas contribuições da base de cálculo de Imposto de Renda até o limite de 12% da sua renda bruta anual, reduzindo o imposto a ser pago ou aumentando o valor da sua restituição do Imposto de Renda. Dessa forma, o pagamento do imposto é adiado para a data em que você realizar regastes ou receber o benefício da aposentadoria.
4. Rendimentos em incidência de IR semestral (come – cotas)
Como não há incidência do IR semestral (come-cotas) de 15% sobre a rentabilidade, diferentemente dos fundos de investimento, o valor que seria usado para o pagamento deste imposto potencializa os seus rendimentos.
5. Opção pelo Regime de Tributação
Se a sua intenção for um investimento de longo prazo (mais de 10 anos), ao optar pela tabela de tributação regressiva, você pode obter uma economia de IR de até 17,5% em relação à tabela de tributação progressiva.
REGIME DE TRIBUTAÇÃO
É permitida a portabilidade da tabela de tributação progressiva para regressiva. No entento, o tempo de acumulação desta portabilidade para efeitos de tributação terá início a partir da data de efetivação do aporte no novo plano.
TABELA PROGRESSIVA
Ideal para quem tem objetivos de curto ou médio prazos. O cálculo do Imposto de Renda segue a mesma regra de alíquotas do IR anual da Receita Federal. Você pode consultar a tabela atualizada no site da Receita Federal: http://idg.receita.fazenda.gov.br/.
TABELA REGRESSIVA
Ideal para quem tem objetivos a longo prazo, já que a alíquota de IR diminui com o tempo e pode chegar a apenas 10%. O IR é cobrado exclusivamente na fonte e não sofre compensação ou restituição em sua Declaração de Ajuste Anual.
Benefícios na Compra de Renda Mensal
• Diversas modalidades de renda para escolha do participante.
• Complementação da aposentadoria do INSS.
• Dispensa preocupação em administrar o dinheiro.
• Mantém a estabilidade e independência financeira.
• Protege o poder de compra (reajuste anual pela inflação).
• Possibilita a distribuição da renda entre os dependentes.
• Isenção de IR para participante com doença grave.
Modalidades de Renda Disponíveis
Renda Mensal Vitalícia: renda garantida até o último dia de sua vida.
Renda Mensal Vitalícia com Reversão ao Beneficiário Indicado: renda garantida até o último dia de sua vida e, após o seu falecimento, garantida ao beneficiário indicado até o falecimento deste.
Renda Mensal Vitalícia com Prazo Mínimo Garantido: renda garantida até o último dia de sua vida e garantia de que essa renda será paga durante um prazo mínimo, mesmo que você já tenha falecido.
Renda Mensal Vitalícia Reversível ao Cônjuge com Continuidade aos Menores: renda garantida até o último dia da sua vida e do seu cônjuge e também até o atingimento da maioridade dos seus filhos.
Renda Mensal Temporária: renda garantida até uma data determinada e interrompida com o seu falecimento.
Renda Mensal por Prazo Certo: renda garantida até uma data determinada, independente do seu falecimento.
E se algo lhe acontecer antes de acumular o valor suficiente?
Como ficará a sua família?
Se a sua família depende financeiramente de você, pode imaginar o impacto que a sua ausência causaria na manutenção da qualidade de vida dela.
Com as Coberturas de Proteção Familiar, seu(s) beneficiário(s) pode(m):
• Dar continuidade aos estudos.
• Quitar dívidas provenientes do financiamento de uma casa ou automóvel.
• Pagar os custos de um inventário caso você tenha acumulado patrimônio