Empresas PME – 2 a 99 vidas
PME significa pequenas e médias empresas. Considera-se PME quem tem contrato social, Requerimento do Empresário, Firma Individual, MEI.
As empresas que possuem de 2 a 99 vidas, seguem as regras de contratação para planos empresariais PME, economicamente mais vantajosas, com custo que pode variar até 15% abaixo do praticado para planos individuais ou por adesão.
Por esta razão, muitas empresas optam por utilizar o seu CNPJ para que seus funcionários tenham acesso à uma modalidade de plano de saúde com custo mais atrativo, sendo praticado o desconto em folha mensalmente, sem onerar a empresa.
Os custos, as regras de contratação e de redução de carência variam de acordo com a natureza jurídica da empresa.
Outras variáveis que definem o custo dos planos empresariais são: quantidade de titulares, tipo de contratação, compulsória (todos ligados à empresa devem entrar no plano) ou opcional (entra no plano quem desejar), coparticipação, número de vidas acima de 59 anos 11 meses e 29 dias, região onde a empresa ou maior número de funcionários se encontram, dentre outras.
CARÊNCIA: período para começar a usar o plano após a contratação.
Acima de 30 vidas, os beneficiários são isentos de carência, inclusive para parto e doenças pré-existentes, apenas no ato da contratação/implantação ou, para novos funcionários ou dependentes, até 30 dias da data do evento, como admissão, casamento, nascimento.
Algumas seguradoras isentam de carência as empresas acima de 10 vidas, exceto para parto e doenças pré-existentes, por liberalidade. Esta é uma excelente oportunidade para quem ainda não tem plano de saúde, principalmente.
A redução dos prazos e carência é muito vantajosa, pois a Lei 9656/98 que regulamenta os planos de saúde, determina quais são os prazos contratuais que podem ser praticados:
Prazo e rescisão Contratual
O prazo contratual é de no mínimo 12 meses, com multa para rescisão antes desse período. Para solicitar o cancelamento, a empresa deve cumprir o “prazo de carência” que geralmente é de 60 dias.
Reajuste
O reajuste dos planos empresariais é composto:
- Financeiro: determinado pelo DMHO – índice de despesas médico hospitalares
- Sinistralidade – baseado na utilização, não da sua empresa, mas de todas as empresas do porte da sua que compõem a carteira da seguradora/operadora onde está o seu contrato. Isso é ótimo porque dilui a utilização de empresas com poucas vidas.
- Por Mudança de faixa etária – toda vez que um beneficiário muda de faixa é aplicado o reajuste no mês subsequente ao seu aniversário.
Para empresas com 100 beneficiários ou mais
Acima de 100 vidas, não há custo tabelado e o preço pode ser determinado por faixa etária ou custo médio (todos pagam o mesmo valor independente da idade). A precificação é realizada com base no estudo de várias informações sobre a massa (vidas que vão aderir ao contrato) e também em algumas regras comerciais, como compulsória ou opcional, por exemplo.
Essas informações sobre a massa definem o “risco” de um determinado contratado. Quanto maior o risco do grupo, maior o custo. As informações a serem analisadas são: idade, sexo, número de demitidos e aposentados, casos crônicos, internações, uso de medicamentos especiais, dentre outras.
Neste cenário, a capacidade de negociação da Corretora, que é o representante da empresa junto às seguradoras/operadoras, é fundamental para buscar condições comerciais diferenciadas e competitivas.
Quem pode contratar?
Todas as empresas legalmente constituídas. Há restrições para alguns ramos de atividade.
Quem pode ser beneficiário?
Os empregados, demitidos e aposentados, sócios, administradores, prestadores de serviço, estagiários da empresa contratante. Como dependentes, seus familiares também podem participar, respeitados os graus de parentesco previstos na legislação e de acordo com as regras de mercado e da empresa contratante.
Diferencial – GESTÃO PÓS VENDA
O papel do corretor é fundamental para auxiliá-lo na escolha do plano da sua empresa, assim como para fazer a gestão do contrato enquanto ele vigorar.
Nossa equipe de pós-venda é altamente capacitada para assumir cada etapa do processo de contratação e gerenciamento deste benefício, independente do número de vidas de cada empresa.
Somos responsáveis por todo o processo, desde o cadastramento dos planos de saúde e odontológicos, a implantação junto aos funcionários, o gerenciamento do contrato, o atendimento geral de dúvidas, até o suporte contínuo ao RH com total sinergia, segurança, assertividade e confidencialidade.
Estamos prontos ajudar você e sua empresa:
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